Educando educadores

Educar não é, nunca foi nem parece que será tarefa fácil, ainda mais nesse país continental da América do Sul. Mas, deixa lhe contar um segredo: educar educadores também não é um desafio menor!

Nós – professores – carecemos igualmente de formação e, principalmente, de uma formação que nos traga elementos de inovação. A questão é que, bem ou mal formados pelas faculdades que passaram, todos os professores atuais receberam uma Educação ainda mais conservadora do que temos atualmente. Como mudar a mentalidade se todos foram condicionados a partir de pensamentos e práticas ( quase pavlovianos ) os quais têm como pauta a velha rotina da aula expositiva, palestrada, do currículo engessado, das avaliações de múltipla escolha, dos métodos arcaicos, puídos e cheios de teias de aranha.

Precisamos, então, virar a chave, dar um reset na Educação e começar de novo fundamentados em novas práticas e, principalmente, em novos mindsets. Sem uma formação sistematizada e contínua de professores, não há como se garantir uma renovação da Educação no Brasil. A palavra de ordem é renovar, mas renovar com muita formação, afinal, há diversas experiências relevantes no mundo da Educação que estão ocorrendo tanto no Brasil como em alguns países.

hashtag#oficinaeducacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.