FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS COM ÊNFASE NO ENSINO PÚBLICO

Comprar agora

Categoria:

INSTITUIÇÃO PROMOTORA DO CURSO:
– Oficina Educacional

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Curso de Metodologias Ativas para professores do Ensino Básico
Área do Conhecimento: Educação
Carga Horária do curso: 70 horas (com a duração de 4 horas)
Duração total: 5 a 6 meses
Período e Periodicidade: Aos sábados alternados ou em dias da semana à noite (em datas estabelecidas).
Número de Vagas: 40 por turma
Modalidade: Híbrida (encontros presenciais e remotos)

CALENDÁRIO
A ser definido com as respectivas secretarias.

JUSTIFICATIVA
As “metodologias ativas” aparecem atualmente como um contraponto diante das velhas postulações pedagógicas. John Dewey, Montessori, Piaget e Paulo Freire defendem modelos alternativos de Educação há anos, mas a maioria das instituições, principalmente no Brasil, insiste em continuar desenvolvendo processos educativos que mantenham o aluno em uma postura passiva e pouco participativa ignorando as características das novas gerações. Atualmente, já há escolas e universidades de grande renome que propõem mudanças de prática de ensino, como Harvard e Stanford, que trouxeram à baila novamente essa discussão em torno de novas didáticas.
As metodologias ativas são ferramentas que possibilitam que o aluno deve sair da passividade e se tornar protagonista do processo de aprendizagem. Precisa aprender a aprender e aprender através de práticas, se envolvendo emocionalmente, se engajando, cooperando, se expondo, discutindo, investigando e resolvendo problemas. Como diz Piaget: “O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola.”

OBJETIVOS

Oferecer aos alunos referências e práticas que atendam às demandas da Educação atual, como também se aprofundar nas filosofias, nos métodos e nas ferramentas educacionais que favorecem o papel de protagonista do aprendiz. O curso se dispõe a propor soluções criativas e preparar os participantes para uma nova atitude pedagógica que traga o aluno para uma posição mais participativa, proporcionando práticas inovadoras e adaptadas às necessidades da educação moderna, as quais devem ser adotadas nos espaços educacionais de qualquer segmento, da Educação infantil às pós-graduações.
Outro objetivo do curso é aparelhar os professores com métodos e abordagens que favoreçam o engajamento dos alunos, o que, decerto, provocará maior aprendizagem e, consequentemente, melhores desempenhos na Prova Brasil aos quais os alunos serão submetidos.
A intenção primordial do Curso é formar os professores para promoverem atividades didáticas envolventes e atraentes para que os alunos consigam aprimorar as suas aprendizagens e, com isso, potencializar os resultados do IDEB do município.

DIFERENCIAIS DO CURSO
– Equipe de professores especializada e experiente no uso das metodologias ativas.
– Disciplinas modernas e focadas na prática de metodologias ativas;
– Aulas participativas nas quais se aprende a fazer uso das ferramentas e do método na prática.
– Plataforma de ensino à distância e abordagens das mais modernas do mercado.

PÚBLICO-ALVO
Professores e educadores do ensino público e básico que pretendam se aprofundar nas práticas de metodologias ativas como também no universo da inovação.

COORDENAÇÃO DO CURSO
Professor Me. Max Franco

PROGRAMA

Disciplina ou atividade de aprendizagem e o trabalho final que deverá ser apresentado
Carga Horária
Encontro Presencial/mês
Docente
Titulação docente
Aula magna (Presencial e gravada)
2 horas

Bruno Batista
Esp.
Novas tecnologias na educação
8 horas

Janmes Wilker
Esp.
2) Pedagogia de projetos e PBL
4 horas

Thyago Xavier
Esp.
3) Aplicação de sala de aula invertida
4 horas

Max Franco
Mestre
4) Gamificação na educação
8 horas

Janmes Wilker
Esp.
5) Cultura maker
4 horas

Romero
Rondinelli
Esp.
6) Neurociência aplicada à educação
4 horas

Marcelino Viana
Mestre
7) Habilidades socioemocionais
4 horas

Marcelino Viana
Mestre
8) Aplicação de narrativas e storytelling na Educação
8 horas

 

Max Franco
Mestre
9) Planejamento e avaliação
8 horas

Bruno Batista
Esp.
10) Métodos de ensino para a resolução da Prova Brasil
16 horas

Keila Leitão

Total
70 h

 

 

 

 

METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

O Curso prevê a realização de avaliações para cada disciplina conforme a orientação dos respectivos professores. As notas administradas podem variar de zero (0) a dez (10) e a nota mínima para se verificar êxito é sete (7). As avaliações podem ser tanto exames como trabalhos.
Sugere-se que as aulas ocorram com a periodicidade semanal com quatro (4) horas de duração ou aos sábados alternados, mas com a duração de 8 horas por encontro.
As aulas ocorrerão pelo modal online síncrono, mantendo-se gravadas para acessos posteriores. O professor da disciplina disponibilizará conteúdos didáticos de apoio no ambiente de suporte à aprendizagem adotado para o desenvolvimento dos cursos é a plataforma. É requisito obrigatório, em todas as disciplinas ou atividade de aprendizagem, a utilização do ambiente virtual, as quais ficarão sob encargo dos docentes da Instituição.
Ao menos 20% das aulas devem ocorrer de modo presencial e o calendário destes eventos será alinhado com as respectivas secretarias.
Os professores gozam de plena liberdade no desempenho de suas funções docentes, quanto às estratégias de ensino, análise e críticas das doutrinas e opiniões científicas.
Será considerado(a) aprovado(a) o(a) aluno(a) que atingir em cada disciplina ou atividades de aprendizagem, a média igual ou superior a 7,0 (sete). O aluno que não atingir a média 7,0 (sete) poderá requerer Prova de Recuperação à coordenação do curso.
Caso o(a) aluno(a) não realize alguma avaliação, a data da Prova de Recuperação será agendada pela Coordenação até o final do curso.
A frequência mínima é de 75% das aulas presenciais em cada disciplina. Os alunos devem justificar e comprovar os motivos da falta.

CERTIFICAÇÃO

O certificado de Conclusão de Curso emitido pela Oficina Educacional.
Os certificados de conclusão de cursos serão acompanhados dos respectivos históricos de notas.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS COM ÊNFASE NO ENSINO PÚBLICO”

O seu endereço de e-mail não será publicado.